CIDADES
Uma gestão de conquista para a área social do Estado de Pernambuco
No término deste ciclo, quando temos maior capacidade de olhar com algum distanciamento o trabalho realizado nos últimos anos, fica evidente a decisão acertada do Governo do Estado de fortalecer programas, projetos e ações que já vinham fazendo a diferença na vida dos pernambucanos antes de 2019, quando teve início o segundo mandato do governador Paulo Câmara.
Ao mesmo tempo, este foi um governo que também teve a posição corajosa e necessária de seguir inovando e criando políticas na área social, como o 13º do Bolsa Família, o Tá na Mesa PE, o Olhar para as Diferenças, o Pernambuco que Alimenta e o PE Livre Acesso Intermunicipal, que se tornaram realidade entre 2019 e 2022.
Essas ações ajudaram o povo de Pernambuco em um dos momentos de maior crise política e econômica já vivenciados em nosso país. Em vez de discutirmos maiores investimentos para a assistência social, um pleito permanente e necessário, nossa preocupação passou a ser a luta para que nem o básico fosse cortado pelo Governo Federal, afetando em cheio as políticas dessa área, inclusive as que atendem as infâncias e as juventudes.
Tivemos que arregaçar as mangas para amenizar a situação de insegurança alimentar de milhões de pessoas em nosso estado e também para oferecer proteção social em momentos de calamidade, como após as chuvas ocorridas entre maio e julho de 2022.
Também buscamos assegurar os direitos das pessoas que compõem os segmentos sociais abraçados na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, pessoas idosas e a luta pela promoção da igualdade racial – em um momento de fortes questionamentos a garantias previstas há tanto tempo na Constituição Federal.
Do mesmo modo, no sistema socioeducativo, contribuímos para a superação de problemas históricos, como a superlotação das unidades, tendo como norte a oportunização de novos projetos de vida para a juventude.
Certamente ainda há muito o que fazer, mas nossas incansáveis equipes ajudaram a construir, nos últimos anos, um conjunto de políticas sociais fortalecidas pela dificuldade e aprimoradas com criatividade.
Chegamos a este tempo de finalização no Governo Estadual ainda mais conscientes e convencidos de que produzir cidadania na vida das pessoas é o maior legado que todos nós que fizemos parte desta história podemos deixar, ao mesmo tempo em que, com certeza e expectativa, vislumbramos, a partir de 2023, um tempo de mais justiça social, com novos direcionamentos para as políticas públicas dessa área no âmbito federal.