CIDADES
LAJEDO: PREFEITURA DEBATE VOLTA ÀS AULAS NO MUNICÍPIO
A manhã desta sexta-feira, 20, foi decisiva para o retorno das aulas do município lajedense. Foi realizada a III Reunião da Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19. A reunião aconteceu no pátio da Escola Padre Antônio Barbosa. Membros do Conselho Municipal de Saúde, Procuradoria Municipal, Assistência Social, Educação, Administração, pais e responsáveis dos alunos, Igrejas, SISPUL, Promotoria de Justiça, Imprensa, Conselho Tutelar, escolas particulares, estaduais e vereadores participaram desse 3º encontro que tem o objetivo de definir as diretrizes que tornam segura a volta das aulas, tanto para estudantes quanto para educadores.
A Secretária de Educação, Edinelza Carvalho apresentou o novo protocolo baseado em levantamentos, adequações, logística e a vacinação dos trabalhadores da educação que até o dia 27 de agosto, estarão 100% imunizados, segundo a estimativa da Secretaria de Saúde. “Queremos contribuir e fazer o melhor por toda a comunidade escolar e também a sociedade lajedense. Nós vamos aprimorar o Protocolo para ter de fato a retomada das aulas”, frisou a secretária de educação, Edinelza, ex-gestora da Escola Zélia Moura.
Dentre as discussões apresentadas pela Educação Pública estão o formato das aulas, após levantamento feito com os pais ou responsáveis que responderam a questionários onde 39% autorizaram a volta dos filhos às escolas, 18% não autorizaram e 43% não responderam aos questionários. Essa busca ativa é de extrema importância, e conta com a participação dos familiares dos estudantes. Outra preocupação relevante da Secretaria de Educação é a higienização dos ônibus que servem a mais de 4 mil estudantes, sendo 75% deles da rede municipal, e 25% estadual. A higienização desses veículos será feita a cada turno com pulverizadores manuais.
E além do rodízio dos alunos, a Secretaria de Educação segue nas adequações das unidades escolares com totens, dipensers de álcool em gel, termômetros, lavatórios, adesivagem para manter as bancas com o distanciamento e tapetes higienizantes. A atualização do Protocolo é construída por todos os órgãos presentes nas Reuniões da Comissão, e a previsão apresentada pela Gestão Municipal é de que as aulas retornem gradativamente a partir de setembro.