EDUCAÇÃO
FIC Garanhuns forma a primeira turma de Direito da instituição
A Faculdade Integrada Cete (FIC Garanhuns) formou a primeira turma de Direito em uma solenidade realizada nesta quinta-feira, 22 de janeiro, no Centro Cultural Sesc Garanhuns. A colação de grau contou com a presença do prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino, do deputado estadual Cayo Albino, do presidente da OAB seccional Garanhuns Carlos Eduardo Barros Machado, além do diretor acadêmico da instituição Humberto Rochimim, coordenadores e representantes do corpo docente e administrativo.
Foram cinco anos de dedicação em um curso que tem nota 5, a máxima atribuída pelo Ministério da Educação, quando o Curso segue todos os critérios com excelência. Para a coordenadora do curso, Sinaly Monteiro, o perfil do estudante de Direito da FIC é diferente, por não ser apenas legalista. “O profissional de Direito deve ter conhecimento da legislação, mas isso só não basta. Primeiramente, formamos seres humanos. Em segundo lugar, profissionais preocupados com as realidades sociais, diversidades, a população vulnerável e, principalmente, em fazer justiça através da mediação, promovendo a igualdade, solidariedade social e a paz”.
Para o coordenador adjunto, Matheus Klismann, tudo isso é resultado de um projeto pedagógico diferenciado. “Não é só esse modelo tradicional, com sala de aula e quadro, mas oferecemos algo mais prático e integralizado com outros cursos, que acaba tornando essa graduação diferente”, afirmou ao relembrar algumas atividades desenvolvidas pelo curso como o Simpósio, Café Jurídico, Projeto em Comunidades e o Casamento Coletivo.
Para Humberto Rochimim, diretor acadêmico da FIC Garanhuns, a formação desta primeira turma de Direito é motivo de orgulho para toda a instituição. “Compartilhamos essa alegria com o corpo docente e com todos os colaboradores. Afinal, cada uma das pessoas envolvidas nos processos da faculdade tem papel fundamental na formação acadêmica dos alunos. Isso faz com que sejamos referência para a região, servindo de porta de entrada para o mercado de trabalho para muita gente”.
O prefeito Sivaldo Albino destacou: “Não tenho dúvidas de que cada aluno que teve a oportunidade de colar grau agora no curso de Direito, vai poder contribuir muito com a nossa cidade, com a nossa região, e fazer aquilo que aprenderam, a defender a advocacia. Muitos poderão buscar outro espaço, continuar estudando e também seguir através do Direito outras formações. Parabenizo todos que fazem a FIC por esse momento histórico”.
O deputado Cayo Albino reforçou: “Este marco importante do curso de Direito da FIC entrega para a sociedade pessoas que estão comprometidas com a justiça para lutar contra a desigualdade. Pessoas que, verdadeiramente, vão combater a injustiça. Esse é o maior legado que o Direito pode deixar, defensores da lei. Tenho certeza de que essa turma vai ser a primeira de muitas e outras pessoas vão poder se inspirar, fazer suas histórias e a FIC vai ter uma jornada de sucesso, contribuindo com a cidade e com a região, que é o que importa”.
O presidente da OAB Subseccional Garanhuns, o professor Kadu Barros, destacou a importância dos investimentos da instituição para fazer deste um curso de excelência. “É de extrema importância que esse profissional seja bem preparado tecnicamente para poder atender ao anseio social e a FIC tem prestado um excelente serviço à sociedade porque investe em um curso de vanguarda que se atenta às nuances sociais. Desde o início da graduação, os alunos são levados a vivenciar a prática muito antes deste dia memorável, que é a formatura. A conclusão deste ciclo deve ser comemorada, principalmente por se tratar da primeira turma de Direito da instituição”.