POLÍTICA
Suspeita de “nepotismo cruzado” na ALEPE
Uma matéria publicada no site Garanhuns Notícias chamou a atenção da população na última terça-feira (20), relatando uma suspeita de nepotismo cruzado entre os gabinetes dos deputados estaduais Izaias Régis (PSDB) e Cleiton Collins (PP), na Assembleia Legislativa do Estado.
Segundo a matéria, através do ato 954/23 assinado pelo presidente da ALEPE, no dia 7 de novembro de 2023, e atendendo uma solicitação do deputado Cleiton Collins, a servidora comissionada Eliana Patrícia Borges de Paiva foi exonerada do cargo de assessora especial e foi nomeado em seu lugar Rosalvo de Almeida Jr., este último que é genro de Izaias.
No segundo ato registrado com o número 172/23, datado do mesmo dia, Álvaro Porto nomeia Eliana Patrícia Borges de Paiva como assessora especial do gabinete de Régis, esta que era assessora de Collins.
O site afirma que as movimentações foram estranhas e podem caracterizar nepotismo cruzado, uma conduta proibida pela da súmula 13 do STF, quando há reciprocidade ou troca de favores beneficiando familiares entre autoridades em cargos públicos na esfera federal, estadual e municipal.