CIDADES
Cozinha Comunitária Pastor Eudes Ferreira de Oliveira será inaugurada sexta-feira (15) em Garanhuns
A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) inaugura, nos próximos dias, dois importantes equipamentos sociais no município: a Cozinha Comunitária, que será inaugurada nesta sexta-feira (15) e o Serviço de Acolhimento Noturno para pessoas em situação de rua e que será entregue à comunidade na quarta-feira, dia 20 de julho. A Cozinha Comunitária é uma parceria da Prefeitura de Garanhuns com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e faz parte do programa “Tá na Mesa PE”.
Com o objetivo de atuar diretamente no combate à fome, promovendo o acesso a uma alimentação saudável e nutritiva e intervindo positivamente nos hábitos alimentares do público beneficiário, com a implementação da Cozinha Comunitária a SASDH visa atender por dia, no mínimo, 200 pessoas em situação de insegurança alimentar. Através da oferta de refeições nutricionais balanceadas, a iniciativa espera também reduzir o desperdício, promovendo a reeducação alimentar e criando noções de conservação e preservação do meio ambiente.
Em uma justa homenagem, a Cozinha Comunitária leva o nome do Pastor Eudes Ferreira de Oliveira, falecido no ano passado, e que foi diretor do Colégio XV de Novembro. De acordo com o prefeito Sivaldo Albino, estes novos equipamentos fazem parte de um conjunto de ações que beneficiam a população mais vulnerável. “Vamos continuar investindo nas ações sociais e em projetos que possam proporcionar emprego e renda. A cozinha comunitária é um investimento permanente, e aproveitamos para agradecer mais uma vez a parceria do Governo do Estado com o governador Paulo Câmara ao tornar realidade este investimento social que vai amenizar a insegurança alimentar de muitos garanhuenses”, comenta o gestor.
A cozinha funcionará a partir desta segunda-feira (18), servindo a alimentação sempre de segunda a sexta-feira, em horário de almoço. De acordo com a secretária Eliane Madeira, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Heliópolis será o Cras de referência: “É no Cras Heliópolis que as famílias em situação de extrema vulnerabilidade e insegurança alimentar serão identificadas pela equipe e cadastradas. Nossa cozinha funcionará no antigo Clube Alphaville, na Avenida Duque de Caxias em Heliópolis”, reforça a titular da pasta da SASDH.