qui, 30 de abril de 2020

O Município de Garanhuns, no Agreste do Estado, está chamando a atenção das autoridades de saúde por conta da preocupante estatística no número de óbitos por conta do Covid-19. Segundo o boletim diário que foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quinta-feira (30), já foram confirmados 18 casos na cidade, dos quais, 5 vieram a óbito, ou seja, 27,7% dos infectados morreram.

Para se ter uma ideia da gravidade apontada pelos números, a taxa de letalidade no país não passa de 7%, neste caso, Garanhuns tem hoje o quádruplo da média nacional de mortes. Apesar de todo o esforço que vem sendo feito para conter o vírus, os números mostram que a doença está em plena expansão e chegando rapidamente nas pequenas cidades do interior, onde não se tem quase nenhuma estrutura para cuidar dos doentes, o que pode agravar ainda mais a situação.

A última morte confirmada na cidade das Flores foi de um homem, de 58 anos, morador do bairro Severiano Moraes Filho, que estava internado em hospital da rede pública estadual, onde veio a óbito na última segunda-feira (27). Os familiares e pessoas que tiveram contato direto com o caso confirmado, estão sendo monitorados e orientados, por meio das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica do município, com o objetivo de que cumpram o período determinado de isolamento domiciliar. Este blogueiro entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Garanhuns para obter mais informações sobre o alto número de mortes na cidade e aguarda respostas.