seg, 21 de outubro de 2019

O Festival Internacional de Literatura Infantil desembarca mais uma vez em Garanhuns, a partir da próxima quinta-feira (24), para vivenciar o tema “Africanidades — um mundo de histórias e memórias”. O evento gratuito, idealizado pela Proa Marketing Cultural e Ferreira Costa, recebe o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e diversas entidades fomentadoras de cultura. Os supervisores da Seduc, Cristiane Rufino e Jertteson Messias, participaram hoje (18), de um almoço de lançamento do festival. O 5° Filig segue até 27 de outubro, no Centro de Produção Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc/Garanhuns).

De acordo com a supervisora das Salas de Leitura e Bibliotecas da rede municipal, Cristiane Rufino, o Filig promove contato com a leitura para os alunos de instituições municipais. “Nossa parceria com o Filig é intensa. Toda a Rede Municipal de Ensino, incluindo os professores das salas de leitura e bibliotecas, foi mobilizada para que o tema de Africanidades fosse estudado com dedicação. Foram estudados contos africanos, o que é ser negro e qual a história do povo no Brasil. Durante o festival, os estudantes e professores terão a oportunidade de mediar rodas de conversas com autores de livros”, comentou. 


As atividades do Filig vem sendo realizadas desde o mês de julho, com seminários de leituras direcionados para professores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e letras, além de caravanas de leituras e apresentações artísticas nas escolas de comunidades quilombolas de Garanhuns. Os estudantes também estão recebendo livros sobre o tema abordado. A programação completa pode ser acessada no site: http://filigfestival.com.br/