Siga-nos nas Redes Sociais

CIDADES

IATÍ COMEMOROU 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTE SÁBADO (14/08)

Publicado

dia:

O Município de Iatí, no Agreste Pernambucano, comemorou neste sábado, dia 14 de agosto de 2021 seus 57 anos de emancipação política. Atualmente, administrado por Antônio José de Souza (Tonho de Lula – PSB), teve como primeiro prefeito José Tenório da Costa (Zé Piroca), e fica a 282 km da capital Recife. Conheça a história da cidade:

A região era primitivamente habitada por índios Carijós e Tupiniquins que denominavam o local de Iati, que quer dizer Casa Nova. Durante o século XVII muitos negros fugiram e refugiaram-se no interior de Pernambuco. No território onde hoje se localiza o município de Iati, então chamado de Açude Velho no Sítio Federação foi fundado um Mucambo. Em dialeto quibundo, a palavra refere-se a esconderijo, quilombo, choça. Também no século XVII os brancos apossaram-se da terra, afastando os negros e indígenas que lá habitavam.

O distrito foi criado em 1 de junho de 1892 e denominava-se Mocambo,subordinado ao município de Águas Belas. Em 1938 o distrito passou a chamar-se de Iati. Em 26 de dezembro de 1963 foi desmembrado de Águas Belas, tornando-se município autônomo. Foi instalado em 14 de agosto de 1964. O Povoado de Quati hoje através de uma lei municipal chama-se Distrito Tancredo Neves. Publicado essa última informação hoje 30/05/2013.

O município encontra-se inserido no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado, próprio desta unidade. A vegetação nativa é composta por florestas subcaducifólica e caducifólica. O município de Iati localiza-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Ipanema e tem como principais tributários os rios Garanhuzinho, Quati e Dois Riachos, além dos riachos do Mandante, Baixo do Mocó, do Limitão, da Fora, da Grota, das Lajes, Grande, do Umbuzeiro, dos Porquinhos, do Sertão e Amaral Ferreira, todos de regime intermitente. A cidade apresenta um clima tropical, e seu principal bioma é a caatinga.

Destaques