CIDADES

BREJÃO COMEMORA 63 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTA SEGUNDA-FEIRA (1/3)

Publicado

dia:

63 anos de emancipação, e muitas conquistas para comemorar. Gigante pela força do seu povo, a nossa simpática e agradável cidade chega aos seus 63 anos de emancipação política nessa segunda-feira, 1º de março de 2021. Mesmo sem realizar um grande evento por conta da pandemia do coronavírus, o Governo de Brejão comemora a passagem dessa data com inúmeras conquistas, que melhoram a cada dia a qualidade de vida de toda população. Conheça um pouco da história do Município.

Segundo registros, o lugar começou a ser povoado no final do século XVIII, mas só em 1908 através de uma lei municipal recebeu a denominação de Brejão de Santa Cruz, sendo na época distrito pertencente ao território de Garanhuns. Vale destacar que o nome Brejão de Santa Cruz, segundo relatos históricos, está relacionado a localização de uma cruz datada de 1877, e que atualmente encontra-se na Igreja matriz da cidade. Já entre os anos de 1936 e 1937 começou a ser chamado de Brejão, mas só em 1º de março 1958 foi constituído município.

Por conta do seu clima e do seu solo, durante muitos anos Brejão foi um dos mais importantes produtores de café do Nordeste. Seu café era conhecido pelo sabor e pela a alta qualidade, inclusive fora do Brasil, ganhando o prêmio de melhor café do mundo na Espanha em 1930, chegando a produzir dessa década cerca de 150 mil sacas de café. O transporte do grão era feito no lombo de mulas de fazendas como a Vista Alegre que pertencia a família Figueira e a fazenda dos brasileiro. O café produzido em Brejão era escoado até Garanhuns pela estrada do Brejão, e de Garanhuns era transportado de trem até o porto do Recife. Com informações da Prefeitura Municipal de Brejão

Destaques

Sair da versão mobile