dom, 23 de agosto de 2020

A Secretaria de Educação de Garanhuns inicia nesta sexta-feira (21), uma série de atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. A programação contará com palestras e rodas de conversa, ministradas por servidores da Rede Municipal de Ensino e convidados, transmitidas ao vivo no canal de YouTube da Secretaria de Educação. A programação será aberta ao público. O link de acesso ao canal será divulgado no primeiro dia de palestras, por meio das redes sociais da Prefeitura de Garanhuns. 

Amanhã (21), a partir das 19h, a equipe da Seduc irá participar da abertura virtual da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), transmitido pelo canal no YouTube da Prefeitura Municipal de Garanhuns. Na segunda-feira (24), às 14h30min, será promovida uma contação de histórias com a professora de teatro Yalle Feitosa, com participação da coordenadora das salas de leitura municipais de Garanhuns, Cristiane Rufino. 

Na terça-feira (25), a partir das 14h30min, será realizada uma palestra sobre o tema geral da programação, que aborda “Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia”, ministrada pelo presidente do Comud, o advogado Jarbas Trindade, e pela professora Dra. Norma Vasconcelos. Já na quarta-feira (26), também às 14h30min, a Seduc promove vivências pedagógicas com as professoras de salas de Recursos Multifuncionais: Andressa Costa, da Escola Profa. Giselda Vieira Belo; Juliana Xavier, da Escola São Camilo; Joselana Pimentel, do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico Professora Amélia Virgínia Santos de Oliveira (Cemap); Ana Cláudia Barreto, do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas (CAP); a Intérprete Janaína Camelo, da Escola Virgilia Garcia Bessa e a brailista Sara Raquel, da Escola Jaime Luna.

No dia 27, às 14h30min, será vivenciado o relato de experiência das famílias, com Renata Amorim, Robério e Sheila, pais de crianças e adolescentes com espectro autista, sobre os “Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia”. Para finalizar as atividades, será realizado o lançamento da Cartilha de Orientação à Pessoa com Deficiência, na sexta-feira (28), às 14h30min, encerrando com uma apresentação da cantora garanhuense e apoiadora da causa, Andreia Amorim.