dom, 06 de dezembro de 2020

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, foi reeleito para continuar à frente do Poder Legislativo no próximo biênio, nesta sexta (04), em reunião presencial na sede do Parlamento pernambucano, no Recife. Eriberto Medeiros obteve 31 votos e foi reconduzido ao cargo, concorrendo com o adversário Álvaro Porto, do PTB, que alcançou a marca de 14 votos.

Em pronunciamento realizado antes da coleta dos votos, o presidente elencou as medidas adotadas nos últimos dois anos em que conduziu os trabalhos na Casa e destacou os desafios enfrentados durante a pandemia do coronavírus.“Buscamos corresponder à sociedade com o trabalho, a produtividade que está aí. O reconhecimento de estado de calamidade pública dos 184 municípios foi aprovado por todos nós. Os projetos que aqui chegaram para facilitar as ações dos municípios e do Governo do Estado em combate à pandemia.” Para o cargo de primeiro-secretário, o deputado Clodoaldo Magalhães, do PSB, foi reconduzido, obtendo o apoio de 43 deputados.

Nos demais cargos, os candidatos eleitos foram os únicos que se candidataram para a disputa. Na Vice-Presidência, foi eleito o deputado Aglailson Victor, do PSB, com um total de 36 votos. A Segunda Vice-Presidência ficou com Manoel Ferreira, do PSC, que recebeu o aval de 40 colegas. Já o segundo-secretário vai ser o deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, que teve o apoio de 38 deputados. A Terceira Secretaria fica a cargo de Rogério Leão, do PL, que obteve 42 votos. Por fim, a Quarta Secretaria passa a ser responsabilidade da deputada Alessandra Vieira, do PSDB, depois de obter 42 votos.

Essa nova composição já assume com alguns projetos prioritários, como explica o primeiro-secretário reeleito, Clodoaldo Magalhães. “A nova Mesa Diretora da Assembleia tem o desafio de continuar com o controle fiscal do orçamento da nossa Casa, para que a gente tenha no ano de 2021, já restaurado o orçamento padrão da Alepe, a execução de todos os projetos planejados para a estrutura física da Casa e também toda a estruturação da TV Alepe, interiorizando a transmissão do sinal.” Também foram eleitos os suplentes, que são sete parlamentares: Antonio Fernando, do PSC, é o primeiro; Simone Santana, do PSB, a segunda; Joel da Harpa, do Podemos, o terceiro; Henrique Queiroz Filho, do PL, o quarto; Dulci Amorim, do PT, a quinta; e Fabíola Cabral, do PP, a sexta.

Para a sétima suplência houve uma disputa entre o atual ocupante do cargo, Adalto Santos, do PSB, e Romero Albuquerque, do PP. Albuquerque saiu vitorioso, com um placar de 23 votos contra 22 do oponente, que abriu mão da realização de um segundo turno. Dos 49 deputados da Alepe, apenas João Paulo Costa, do Avante, e William Brigido, do Republicanos, não estiveram presentes. A reunião seguiu os protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus e foi transmitida ao vivo. Para ver o conteúdo completo, acesse www.youtube.com/alepenatv. Fonte: Blog do Ronaldo César