Siga-nos nas Redes Sociais

CIDADES

Última noite do Garanhuns Jazz Festival consolida sucesso de mais uma edição do evento

Publicado

dia:

A noite de terça-feira (13) de Carnaval teve muita energia e talentos musicais com o encerramento do Garanhuns Jazz Festival. Ao longo de quatro dias de celebração à música, o evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, trouxe mais de 40 artistas de todo o Brasil, além de atrações internacionais, para preencher o feriado de quem fugia da folia tradicional do período.

“O Garanhuns Jazz Festival foi um sucesso mais uma vez. Temos um grande público para este estilo musical, muita gente de outras cidades e estados que ficou encantada com o que viu aqui. O balanço que nós fazemos é o melhor possível”, diz a secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino. O festival contou com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais e produção executiva da produtora Promundo, além de apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe.

A última noite do GJF contou com os garanhuenses Fábio Aladdin Trio e Karla Cybele, que realizaram uma apresentação com clássicos do jazz. Em seguida, a Guitar Night homenageou o vocalista e guitarrista da banda Blues Etílicos Greg Wilson, referência do blues no Brasil. O tributo contou com a participação de Eric Assmar (BA), Diego Albuquerque (PE), Igor Prado (SP), Joanatan Richard (PE), Bruno Marques (MG), Omar Coleman (USA) e Olegário Lucena (PE). A produção do Jazz Festival também prestou homenagem ao artista e músico garanhuense Maurílio Matos.

Laretha Weathersby, cantora estadunidense, fez o público dançar ao som do blues e do soul ao lado da Bruno Marques Band. Sem deixar a barreira do idioma interferir em sua presença de palco, a “Chicago Blues Diva” encantou o público do Garanhuns Jazz Festival. Por fim, a noite foi encerrada com animação ao som dos Serial Funkers e de Ivan Barreto, ambos em seu segundo show nesta edição do evento — desta vez, em tributo ao pioneiro da Soul Music, Ray Charles.

Além do cenário cultural, o Jazz Festival movimentou a economia e a gastronomia de Garanhuns. A festa não ficou restrita à Praça Mestre Dominguinhos, e após os shows, os restaurantes da cidade foram palco para as ‘jam sessions’, onde os músicos e público do evento puderam ter uma experiência mais intimista. 

As edições de 2023 e 2024 do Garanhuns Jazz Festival provaram que o evento tem sido um sucesso contínuo. A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e seguiu na cidade até o ano de 2015. Após cinco anos sediado em Gravatá e um hiato de dois anos pela pandemia da Covid-19, o evento foi retomado pela prefeitura de Garanhuns, em 2023.

“Em 2023, tivemos um grande retorno e, este ano, crescemos ainda mais, com muitos artistas de todo o Brasil e do exterior, além da representação de Garanhuns no palco. No próximo ano, a expectativa segue muito boa: teremos uma edição ainda maior, melhor e com atrações para todos os gostos”, finaliza a secretária Sandra Albino.

Fotos: Hilton Marques (PMG)

Destaques