Siga-nos nas Redes Sociais

POLÍTICA

Luciano Bivar anuncia candidatura à reeleição do União Brasil

Publicado

dia:

Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil (UB) e deputado federal por Pernambuco, planeja anunciar sua candidatura à reeleição. A expectativa é que este anúncio ocorra durante uma reunião, agendada para o dia 20 de novembro em Brasília, que tem como pauta os preparativos para a 1ª Convenção Nacional do partido, prevista para fevereiro de 2024.

No início da fusão, entre o PSL e os Democratas, que originou o UB, os Democratas tiveram a oportunidade de liderar, mas Mendonça Filho, um político proeminente do grupo, decidiu não disputar a presidência contra Bivar.

— Uma história marcada por lealdade

Luciano Bivar, amplamente reconhecido por sua lealdade e compromisso com princípios democráticos, desempenhou um papel no fortalecimento do PSL durante os anos 90. Sob sua liderança, o partido abriu caminho para a inclusão de candidatos evangélicos, uma estratégia inovadora na época. Bivar foi pioneiro ao fornecer legenda a bispos e fiéis interessados em candidaturas políticas, uma iniciativa que precedeu a fundação do PARTIDO MUNICIPALISTA RENOVADOR – PMR, hoje conhecido como Republicanos, antes de 2005.

Além disso, o histórico de lealdade e compromisso de Bivar com seus aliados é ilustrado pela decisão de Eduardo Braga, ex-membro do PSL, em concorrer ao governo do Amazonas em 1998. O atual senador Eduardo Braga (MDB) optou por enfrentar o então influente saudoso Amazonino Mendes, evidenciando a confiança gerada pela postura íntegra e solidária de Bivar. 

Essa abordagem inclusiva de Bivar foi ainda mais evidenciada quando ele acolheu Jair Bolsonaro para as eleições de 2018. A decisão de abrigar Bolsonaro, apesar deste ter deixado o partido mais tarde, destacou a disposição de Bivar em ampliar o espectro político do PSL, demonstrando sua visão estratégica e abertura para o crescimento do partido. 

A habilidade política de Luciano Bivar foi notavelmente comprovada na eleição para a 2ª Vice-Presidência da Câmara dos Deputados em 2019. Neste pleito, Bivar se destacou por sua vitória sobre um candidato avulso do seu próprio partido no segundo turno, demonstrando não apenas sua postura democrática, mas também sua capacidade de navegar com sucesso em cenários políticos complexos.

Destaques