Siga-nos nas Redes Sociais

CIDADES

Garanhuns: Sivaldo Albino faz balanço de 2022 e projeta muitas obras para o próximo ano

Publicado

dia:

O prefeito Sivaldo Albino comandou a última reunião do secretariado municipal em 2022, nesta sexta-feira (23), onde fez um balanço da gestão, as principais realizações e o cronograma de ações para o próximo ano. Estiveram presentes os titulares de todas as pastas e autarquias de Garanhuns.

Segundo o gestor municipal, em todas as áreas, a gestão tem muito o que mostrar: Garanhuns vem se destacando como um dos municípios do país que mais investem em educação, chegando a 40% do orçamento municipal, bem acima dos 25% exigidos em lei. Resultado dos investimentos que estão transformando a realidade local, com escolas em tempo integral, inaugurações de novos prédios, creches, aquisições de tablets, notebooks, e melhoria das condições de ensino, inclusive com aumento salarial acima da média nacional.

As obras de duas creches abandonadas há 10 anos foram concluídas e já foram entregues às comunidades (Vale do Mundaú e Cohab III), e duas estão em andamento (Massaranduba e Manoel Chéu). Na AESGA, o fortalecimento da Autarquia de Ensino Superior tem sido uma constante, e agora, com novo projeto aprovado pelo Conselho de Educação do Estado, o Curso de Medicina será implantado, marcando uma nova fase na instituição.

Na saúde, após dois anos de investimentos necessários no combate à pandemia, a gestão projeta o novo Hospital Municipal, que está indo para a licitação, com início da construção no começo do próximo ano. Mas tem mais, o CAPS AD 24h foi inaugurado, assim como a UBS da Cohab I, após anos de obra parada e abandonada.

A Unidade do Viana e Moura está em construção e será inaugurada no primeiro semestre de 2023. Ao longo dos dois anos, UBSs passaram por requalificação e regularização do atendimento das equipes médicas e de enfermagem, e agora 30 delas contam também com atendimento odontológico. O Centro de Especialidades Luís Lessa conta com mais de 20 especialidades clínicas, e sete novas ambulâncias foram adquiridas e já atendem à população.

O cuidado com as pessoas, principalmente as que mais precisam, tem sido uma prioridade da gestão Sivaldo Albino. Em menos de dois anos foram inauguradas a Casa de Apoio em Recife, a Casa de Acolhimento Noturno para moradores de rua, a Cozinha Comunitária, que oferece gratuitamente 200 refeições diárias, e os CRAS nos distritos, levando os programas sociais para mais perto da população.

Garanhuns voltou a contar com investimentos em eventos que proporcionam incremento à economia local. Novos eventos estão sendo criados, outros resgatados e intensificado aportes que resultem no crescimento nos já existentes. Em 2022, Garanhuns vivenciou o maior FIG da história, em sua 30ª edição, realização do Governo do Estado com parceria fundamental da gestão municipal.

A criação do Festival Viva Jesus já nasceu como um sucesso indiscutível, com cerca de 200 mil pessoas de público na Esplanada Mestre Dominguinhos. O Natal de Garanhuns está um encanto, chegando a 20 polos decorados e iluminados, descentralizando ainda mais a visitação turística. O Desfile Natalino também cresceu e encanta a todos. O resgate do Santo Antônio também foi muito comemorado no município.

Para 2023, Sivaldo Albino já anunciou a volta do Garanhuns Jazz Festival e do Viva Dominguinhos, e ainda projeta a criação do Festival de Vinhos & Queijos e o reformulado Motofestival. Os projetos Bora Pra Avenida e Arena da Copa (dentro dos Encantos do Natal), também são considerados dois êxitos da gestão, atraindo grande público.

Novas praças na Vila do Quartel, Campo do Parque e academias já foram inaugurados. Serviços na infraestrutura do município foram intensificados. As pavimentações e calçamentos com drenagem foram iniciados, e como pode ser observado, feitos com qualidade. Em 2023, as ações chegarão a todos os bairros, após os projetos aprovados e as verbas liberadas. Vamos ter a maior ação da história de Garanhuns para recuperação de vias urbanas.

Enquanto isso, outras obras também já iniciaram, a exemplo do Parque Esportivo Prefeito Luiz Carlos, no antigo Parque de Exposição, que vai transformar o bairro da Boa Vista e atrair a população de vários bairros da região. A obra tem previsão de entrega de um ano, mas deve estar pronta muito antes disso, para alegria dos moradores, que vão ter mais qualidade de vida, em um parque urbano com diversos equipamentos.

A AMSTT tem sido fortalecida para ser uma parceira dos órgãos de segurança. A criação do motopatrulhamento, ampliação do videomonitoramento e qualificação da Guarda Municipal transformam a corporação em uma Guarda Cidadã, deixando no passado a visão de fábrica de multas. O prefeito Sivaldo Albino tem garantido os recursos que ampliam os serviços da autarquia. E por falar em autarquia, o IPSG tem recebido todos os repasses legais do município, garantindo a aposentadoria e pensões dos seus beneficiários. Muito diferente de alguns anos atrás quando a falta de repasses colocava em risco o futuro previdenciário do instituto.

Em 2023 tem muito mais: Novos projetos turísticos com a criação do Museu do FIG e o início da grande obra do Cristo do Magano, um novo centro administrativo, centralizando a gestão pública municipal e garantindo economia de mais de R$ 2 milhões anuais, a nova prefeitura, a retomada da requalificação da Av. Santo Antônio, também retomada do Conecta Garanhuns e três quadras em escolas do município, Casa-Lar do NEVIGA, Escola do Viana e Moura, construção de novos Postos de Saúde, Hospital Municipal, … Já nesta segunda-feira (26), às 10:00h, Sivaldo Albino assina as ordens de serviço para a retomada da obra da CEAGA, abandonada há anos, e o início da construção da Praça Mosteiro de São Bento (antiga Praça Tiradentes, ao lado do Centro Cultural).

A cada passagem de ação, o prefeito elencava as fontes de recursos, muitas delas com recursos próprios, parcerias com o estado e união, a grande parte em emendas parlamentares do deputado Felipe Carreras, que durante a reunião telefonou ao prefeito para garantir mais R$ 12 milhões em verbas para infraestrutura. “Em 2023 Garanhuns vai virar um canteiro de obras. Estaremos em todos os bairros, transformando o município. Temos muitos desafios como o saneamento precário e os erros de gestões passadas que não investiram nas drenagens para águas das chuvas, além do uso de materiais de má qualidade, mas estamos projetando os investimentos para fazer, e fazer bem feito. Tudo isto sem descuidar do social, das pessoas que mais precisam, e ainda na geração de empregos. Garanhuns avança, e o próximo ano sera de muito trabalho e realizações, com as bençãos de Deus!” – Finalizou o prefeito.

Destaques