dom, 23 de fevereiro de 2020

Símbolo tradicional da cultura pernambucana, o 43º Desfile do Galo da Madrugada aconteceu, neste sábado de Zé Pereira (22.02), pelas ruas do Centro do Recife. O governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, prestigiou o bloco carnavalesco, que neste ano homenageou mais uma vez a cultura popular com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”. Anteriormente, como de costume, o governador e sua comitiva participaram do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.

“O Galo da Madrugada cada ano nos emociona mais e consolida uma grande festa popular com muita tradição. A diferença do carnaval de Pernambuco é justamente essa participação intensa da população. É uma festa de muita alegria, com fantasias e irreverência”, frisou Paulo Câmara, citando ainda a estreia do maior bloco do mundo no carnaval de São Paulo, na próxima terça-feira.

No início da manhã, o gestor estadual visitou a sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), também no bairro de São José, onde se reuniu com secretários estaduais, comandantes das polícias Militar e Civil e os chefes de todos os órgãos envolvidos com a segurança pública estadual. Em 2020, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo contou com 4.445 profissionais de segurança pública, que atuaram durante o desfile com o compromisso de assegurar a tranquilidade dos foliões.

 “O Galo tem um simbolismo muito grande. É um bloco reconhecido nacionalmente como um momento apoteótico do nosso carnaval. Cerca de um milhão de pessoas estão nas ruas atraídas pela alegria e irreverência do povo pernambucano”, declarou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, afirmou que em 2020 o Galo da Madrugada fez um dos melhores desfiles de sua história e destacou sua importância para a movimentação econômica do município. “Temos muita gente em nossa cidade. Mais de 110 voos extras nos aeroportos e os hotéis lotados. Todos chegando para prestigiar o nosso carnaval e o Galo”, disse.

SEGURANÇA PÚBLICA – Dos servidores empregados na segurança do Galo, 3.147 homens e mulheres foram da Polícia Militar. Eles atuaram em toda a extensão do evento e arredores, a pé e em plataformas de observação. O Corpo de Bombeiros contou com 974 profissionais prontos para atuar no salvamento, resgate, ações de incêndio e atendimento pré-hospitalar. A Polícia Civil disponibilizou 289 policiais, distribuídos nas delegacias, Central de Plantões e nos postos do Juizado do Folião. Além disso, especificamente para o Galo da Madrugada, a Polícia Civil disponibilizou duas Delegacias Móveis para atendimento ao folião, localizadas na Central de Registro de Ocorrência, situada na Rua da Aurora, e na Praça do Diário.