ter, 25 de fevereiro de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Atenção Básica e Educação Permanente, promoveu nessa terça (18) e quarta-feira (19), um curso de profilaxia de feridas e escaras voltado para cuidadores domiciliares. A capacitação ocorreu na sede do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), e teve como objetivo o repasse de orientações e condutas, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para cuidadores e pessoas acamadas.

O curso contou com 30 participantes, entre profissionais da área de saúde, estudantes e cuidadores domiciliares, sendo ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Maria Madalena. Entre os temas abordados estiveram os serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada, cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas, alimentação saudável, exercícios, cuidados na medicação, emergência em domicílios, entre outros.

A capacitação contou ainda com a participação dos profissionais da equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo da Universidade de Pernambuco (UPE), que propuseram dinâmicas de cuidado voltadas para o cuidador, por meio das Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, esteve presente na ocasião e destacou a importância da capacitação. “Esta formação veio para atender a um pedido da população que faz uso do SUS. Proporcionamos este momento para que os cuidadores possam tirar suas dúvidas, e levem esses ensinamentos para o trabalho em domicílio. Lembrando que, mesmo com essas orientações, é indispensável a participação de um profissional de saúde, para que acompanhe todos os processos”, finalizou.